terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS


Salmo 90:9-12

Mais um ano passou. Foi um bom ou um mau ano? Soubemos aproveitá-lo sabiamente ou não? Crescemos, regredimos ou marcámos passo no mesmo lugar? Ganhamos ou perdemos?

Claro, as respostas dependem da perspectiva com que olharmos os factos. Dependem também dos pensamentos que dominarem as nossas mentes, pois veremos sempre de acordo com "aquilo que enche as nossas mentes e corações". Garanto-vos, contudo,  que Deus nos julgará sempre segundo o Seu alto e soberano padrão de justiça. É Ele que vai avaliar e julgar os dias da nossa vida. Portanto, "vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo", pois dele tereis que dar contas ao Deus Soberano.

Esta altura é tempo de fazermos balanço à vida que vivemos durante o último ano. Tempo de reflexão e de apuramento de saldos. Temos um saldo positivo ou negativo? Vivemos só para nós ou fomos capazes de viver em função das necessidades dos outros? Vivemos egoisticamente só para nós ou vivemos servindo a Deus na pessoa do nosso próximo?

Qualquer  que seja a conclusão a que cheguemos, vale sempre a pena fazer a oração do salmista -- "Ensina-nos, Senhor, a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios", para buscarem primeiramente o Reino de Deus e a Sua justiça; corações sábios para fazerem o bem; corações sábios para amarem a Deus e ao próximo como a si mesmos (Mateus 22:37-39).

Dá-nos, Senhor, corações sábios para que vivamos a grande máxima que nos deixaste --  "tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também" (Mateus 7:12)


Nenhum comentário:

Postar um comentário